Outubro Rosa Grupo Massa 2021

Neste ano de transformações, refletimos muito sobre os cuidados com a saúde e a solidariedade para realizarmos a 5ª edição do Outubro Rosa Grupo Massa, pois não poderíamos deixar de contribuir com o hospital Erasto Gaertner, que precisa de ajuda para continuar atendendo a sociedade no combate contra o câncer de mama.

O grande desafio foi proporcionar um evento no qual pudéssemos angariar recursos, à medida que lives já estavam saturadas, ocorrendo pouca interação. Então, seguindo todos os protocolos e decretos do governo referentes à pandemia, realizamos um evento exclusivo para 300 pessoas com venda de mesas, por meio de uma estratégia trade (B2B) com os nossos parceiros e patrocinadores, para que eles pudessem acompanhar o evento de perto, e também contribuir com a doação em dinheiro.

Acreditamos também, que o público precisa de conteúdos informativos capazes de transmitir emoções além de informar com responsabilidade, pois o entretenimento se tornou essencial durante a pandemia, assim como a credibilidade de informações, principalmente relacionadas à saúde. Os conteúdos gerados pelo Grupo Massa possuem essa capacidade de informar com responsabilidade social e veracidade, além de entreter o telespectador não só durante a campanha Outubro Rosa, como em todo o ano. Nosso projeto também tem um impacto financeiro de suma importância, pois a crise gerada na saúde pública mundial, acarretou também em uma crise financeira, o que afetou diretamente a verba dos hospitais para tratamentos.

Um ano desafiador como o de 2021 exigiu muita inovação e criatividade para que o projeto pudesse acontecer. Com as dificuldades criadas pela pandemia, nossos maiores desafios foram: encontrar uma maneira de continuar envolvendo o público no evento e de arrecadar as doações, já que nosso público seria reduzido. Em edições anteriores, a arrecadação foi oriunda da venda de ingressos para o público; já em 2021 com a diminuição para 300 pessoas, a meta de doação seria mais difícil de ser alcançada. Tivemos que nos reinventar quanto a forma de realizar o evento já que formatos que tiveram uma boa aderência como as lives em 2020, não seriam uma boa opção para 2021.

Com a falta do show presencial para milhares de pessoas, que sempre teve grande envolvimento e conscientização do público, o grande destaque do projeto Outubro Rosa se deve a cobertura multiplataforma utilizando a estratégia 360 e a nova formatação de venda de mesas com a estratégia B2B. Um conteúdo informativo capaz de atingir diversos públicos em diversas faixas etárias já que possui uma ampla cobertura de mídia que atende a todos, presente na TV, no rádio e no digital. Os materiais do projeto foram todos trabalhados de forma que os patrocinadores estivessem sempre presentes, reforçando a ligação entre as marcas e empresas a uma campanha tão importante e relevante para a população. Com grande exposição de marca e apoio nas mídias multiplataforma, nossos patrocinadores e parceiros estiveram presentes também na exibição completa do evento. Além dos patrocinadores Havan, Nissei e Odonto Excellence, durante o evento tivemos a participação de outros parceiros com ativações especiais.

Neste ano, além da TV e rádio, investimos bastante em conteúdo para as redes sociais e para o portal Massa News. O Instagram @outubrorosagrupomassa trouxe mais um canal para compartilhar os conteúdos relevantes, com o objetivo de levar as informações para ainda mais pessoas. Além dos conteúdos de conscientização produzidos pela equipe, contamos também com uma repórter digital que realizou várias entrevistas carregadas de informações sobre o tema, além de fazer uma cobertura digital do evento. Além dos conteúdos nas redes sociais, o projeto também contou com matérias nos portais do Grupo Massa. Fizemos uma linha do tempo falando primeiramente sobre prevenção, depois sobre diagnóstico precoce, tipos de câncer de mama e diferentes tratamentos

A Televisão teve 1.012  inserções de conteúdo e alcançou um total de 4.381.711 telespectadores pelo estado e teve 58.930.803 de impacto. A Rede de rádios Massa FM teve 338 inserções, e gerando um impacto de 12.089.439. Quanto ao digital e portal, foram 10 matérias e conteúdos sobre o projeto, com mais de 9mil acessos. Quanto à arrecadação, somente na edição deste ano, R$300 mil foram angariados para o hospital. O número é excepcional tanto em relação aos problemas iniciais, que eram conseguir impactar um grande público com conteúdos informativos em todas as plataformas e achar uma nova maneira de realizar a arrecadação e envolver os patrocinadores, fortalecendo o Grupo Massa de comunicação, por aliar e compor mídias para diversos segmentos através do crossmedia entre os veículos que o compõe.

Acreditamos na força e no papel que um meio de comunicação exerce na sociedade, por isso, o projeto tem um impacto estadual de grande força, como mostram os números de pessoas impactadas pelo nosso conteúdo.