Conheça os tipos de tratamento para o câncer de mama

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), faz cerca de 60 mil novos casos só no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. Por isso, é importante realizar alguns exames para detectar o câncer de mama o mais cedo possível.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o câncer de mama tem até 95% de chance de cura, quando descoberto no início. Essa cura depende do tratamento, que varia a cada caso, tudo depende do estágio em que foi descoberto e das características biológicas de cada paciente.

Tratamentos locais

São os tratamentos utilizados nos primeiros estágios do câncer, nos quais é possível realizar uma intervenção cirúrgica e prosseguir de forma localizada. 

Cirurgia:

A cirurgia para remoção dos tumores das mamas busca retirar o tumor primário e os linfonodos axilares, se necessário. O objetivo é deixar as margens de ressecção livres da doença. Sendo assim, pode ser feita a quadrantectomia (mastectomia parcial), que é quando retira apenas as partes da mama em que há presença de tumor, ou então a cirurgia de mastectomia radical modificada, que faz a retirada total do seio. 

Radioterapia:

Normalmente indicado para mulheres que realizaram a mastectomia, o tratamento utiliza a radiação ionizante para eliminar ou impedir a propagação das células cancerígenas. A aplicação acontece somente no local onde havia tumor e a quantidade de sessões necessárias varia caso a caso.

Tratamentos sistêmicos

Normalmente utilizados em casos de metástase (quando o câncer corre o risco de se espalhar para outras partes do corpo) ou em tumores maiores, esses tratamentos podem utilizar remédios e hormônios para eliminar e evitar a propagação das células. 

Hormonioterapia

Alguns tipos de câncer de mama são estimulados por hormônios sexuais femininos. A terapia endócrina (hormonioterapia) busca impedir que esses hormônios atuem sobre os receptores existentes no tumor. É um tratamento mais específico, quando existe a detecção desses receptores. 

Quimioterapia

Talvez o tratamento mais conhecido para o câncer, a quimioterapia busca eliminar e impedir o crescimento das células cancerígenas, por meio da aplicação de remédios por via intravenosa ou oral. O tratamento varia conforme o tipo do tumor, idade do paciente, e características hormonais de desenvolvimento da doença. 

Somente um médico oncologista poderá dizer qual o melhor tratamento para cada caso, após estudar a paciente e o tumor. Para evitar o desenvolvimento da doença, é possível adotar alguns métodos de vida mais saudáveis e manter uma rotina de atividades físicas.

Ao longo do mês, vários conteúdos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento serão publicados e veiculados em todos os canais do Grupo Massa, por conta do Outubro Rosa Grupo Massa Havan, apoiado por Lojas HavanNissei Odonto Excellence. Faça parte desta corrente do bem e acompanhe toda essa linda campanha, que faz a diferença na vida de tantas mulheres! Siga também o Instagram exclusivo do projeto @outubrorosagrupomassa e compartilhe os conteúdos para que a mensagem chegue a mais pessoas!

FONTE: Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA)